quarta-feira, 15 de agosto de 2007

HISTÓRICO DA TROPA



Fundada em 1999, a Tropa de Palhaços de 5ª nasceu da iniciativa de atores interessados em dar continuidade a pesquisa e ao desenvolvimento do teatro em espaços abertos e ao resgate da cultura popular através das tradições da oralidade, formados no Instituto Tá na Rua de Teatro, hoje Escola Carioca do Espetáculo.

Desde então, a Tropa tem participado de diversos projetos e festivais, dentre os quais destacam-se:

Prêmio Encena Brasil / 2002 da Funarte que patrocinou circulação do espetáculo A Saga de Zé Rapadura e Mas Que Nada Brasil para Rio Branco (AC), Belém (PA), Macapá (AP).

Ainda o espetáculo “A Saga de Zé Rapadura” - Mostra Rio São Paulo de Teatro de Rua/2002, Blumenau/2002, São José do Rio Preto (SP) / 2001, Ouro Preto (MG) / 1999, campanha sob encomenda ”Educação no Trânsito para Toda a Vida” para o Detran/RJ em todo o Estado do Rio de Janeiro em 2002, ”Família” para o NAV RJ (ONG Núcleo de Atenção à Violência) no mesmo ano, “Mas Que Nada, Brasil” para o Fórum Social de Porto Alegre ainda em 2002.

Em 2005, 2006 e 2007 apresentou o “Cortejo Teatral Poético Bloco de Sujos Sagrado Profano” apresentado na II, III e IV Semana Santa Cultural de Santa Teresa, no Sábado de Aleluia, dramatizando a origem dos carnavais, a festa do entrudo, os folguedos de rua e a malhação do Judas da nossa cultura religiosa, tendo como temas: Antônio Conselheiro, Baco e Macunaíma recebe o Conquistador, respectivamente.

Também em 2005 apresentou o espetáculo “Dos Generais aos Atuais – Ato Falho” na Rua Joaquim Silva, Lapa - RJ.

Em Julho de 2006, no Fórum Humanista, apresentou o espetáculo “Humanismo x Capitalismo”, abrindo os debates do evento, realizado na CEFET/RJ.

No ano corrente, a Tropa participou da manifestação pela permanência das famílias que ocupam a favela Gardênia Azul, vizinha à sede da Vila do PAN, com a apresentação do espetáculo “PAN e Circo”.

Em Maio de 2007, em Niterói/RJ, a Tropa estreou o espetáculo ”Revista Extemporânea de Teatro de Rua”;

Já em Junho de 2007 no Campo de Santana - Praça da República, Rio de Janeiro, o grupo abriu a Semana do Meio Ambiente no “2º Encontro Cidadão Sócio-Ambiental” promovido pela ONG Ser Cidadão com a apresentação do espetáculo “Xote Ecológico”;

2 comentários:

Unknown disse...

Olha, muito bom encontrar oces aqui.Eu me descobri dentro da Tropa, o lado artistico, que estava preso no meu ser. Mais tenho muito o que aprender ainda. Beijos no coração de todos os artistas de rua. Salve os artistas de rua.

everton disse...

gostaria de saber se vcs são ponto de cultura !!!